Criar Games : Criando seu game de graça


O M.U.G.E.N é uma engine de criação de jogos de luta desenvolvida por Elecbyte.
 O termo "M.U.G.E.N" é uma abreviação de "Mugen Karate Infinity", sendo "Mugen Karate" o nome do jogo que Elecbyte estava desenvolvendo antes de criar a engine. 

A engine foi inicialmente lançada em 1999 e permitiu aos usuários criar seus próprios jogos de luta personalizados.

A principal característica do M.U.G.E.N é sua versatilidade e facilidade de uso para os criadores de jogos. Ela fornece um ambiente onde os usuários podem criar personagens, cenários, e definir a jogabilidade usando scripts simples. 

Isso tornou a engine popular entre os fãs de jogos de luta(a modalidade  de jogos mais beneficiada com o programa)pois permite que eles desenvolvam seus próprios jogos ou modifiquem os existentes onde podem  incluir personagens e elementos de diferentes franquias, alterar um ou outro golpe, aumentar a dificuldade da IA assim como determinar o que ela fará em cada situação, midar os sons, colocar nos cenários objetos que agridam os lutadores(uma delícia  pisar numa droga de faca quando esta mandando um combo colossal)e uma infinidade de possibilidades.

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Os criadores de conteúdo para o M.U.G.E.N muitas vezes são entusiastas e fãs dedicados de jogos de luta. Eles utilizam uma variedade de ferramentas para criar sprites (imagens dos personagens), criar animações, compor trilhas sonoras e programar a lógica de jogo. 

Além disso, é comum encontrar comunidades online onde os criadores compartilham seus trabalhos, oferecem suporte técnico e colaboram em projetos.
Isto significa que poderá pegar a qualquer momento o que eles produziram, sem custos, e ver como seria colocar Homer Simpson para temtar bater no SuperMan com frascos de cervejas.

As comunidades mais recorrentes são:
Pãodemugem, Infinite mugem, The mugem arquive e Mugem fighters guild.

Essa abordagem de criação por fãs permite uma grande diversidade de conteúdo e crossovers que podem não ser encontrados facilmente nos jogos comerciais a não ser nos clássicos Marvel Vs Capcom, Dc VS Mortal Kombat e um ou outro. 

Você poderá encontrar personagens de diversas franquias, indo desde heróis dos quadrinhos até personagens de anime e filmes por meio dos jogos M.U.G.E.N criados pela comunidade. 
A exemplos podemos citar Mortal Kombat Vs Marvel, Street Fighter Vs Mortal Kombat, Killers Stinct Vs Dc 2000, todos são versões extra oficiais.

No entanto, é importante notar que muitos desses projetos são feitos por fãs sem fins lucrativos e, muitas vezes, utilizam personagens protegidos por direitos autorais. 
Isso pode levar a questões legais, e alguns projetos podem ser removidos da permissão de uso por violação de direitos autorais (por fins comerciais) se não forem cumpridos algimas determinações das produtoras oficiais. 

Em outras palavras significa que você não poderá revende-los mas apenas usa-los  doa-los. Normalmente os criadores resolvem essa contenda legal  de maneira justa, criam, quando disponibilizam gratuitamente seus projetos e pedem apoio ou donativos como retribuição.
Desta forma não será caracterizado comercialização e possibilitará que os criadores tenham algum retorno qualquer por seus esforços e amor a arte dos games.

Este é o caso das nossas criações dispostas aqui no site, 
jogos desenvolvidos e dispostos gratuitamente como:
 Mortal Kombat Nexos 2024, Street Fighter Super Logikal, The king of fighters 2002 Factual, e outras.

Em resumo, o M.U.G.E.N é uma engine poderosa e flexível que permite aos fãs de jogos de luta criar seus próprios jogos personalizados, levando a uma comunidade vibrante e criativa de desenvolvedores de jogos por hobby ou por projeto acadêmico.

Existem muitos jogos impressionantes criados com a engine M.U.G.E.N. Abaixo estão alguns exemplos notáveis, que renderam até mesmo menção e reconhecimento por parte das produtoras originais(Capcom, Nether Helms, Marvel,  e outras):

1. "Marvel vs. Capcom: Eternity of Heroes": 
Este é um projeto M.U.G.E.N que recria a popular série de jogos de luta "Marvel vs. Capcom", incluindo uma grande variedade de personagens icônicos da Marvel e da Capcom.

2. "Super Smash Bros. Crusade": 
Inspirado na série oficial "Super Smash Bros.", este jogo M.U.G.E.N apresenta personagens de várias franquias de videogames em um ambiente de luta de plataforma.


3. "Dragon Ball Z: Hyper Dimension": 
Este é um projeto M.U.G.E.N baseado na série de anime e mangá "Dragon Ball Z", permitindo que os jogadores controlem personagens famosos como Goku, Vegeta e outros guerreiros Z, da mesma forma como nos games originais.

4. "Street Fighter vs. Mortal Kombat": 
Como o nome sugere, este jogo combina personagens dos universos de "Street Fighter" e "Mortal Kombat" em lutas emocionantes e caso tenham esperado ver um shoryuken mandar o Akuma para os quintos das profundezas, definitivamente, com este game m.u.g.e.m alcançará os anseios.

5. "The Black Heart": 
Um jogo de luta M.U.G.E.N que apresenta um elenco original de personagens com um estilo gráfico sombrio e atmosfera única.

6. "Justice League: Knights of Rao": 
Um projeto M.U.G.E.N que reúne personagens do universo DC Comics, incluindo membros da Liga da Justiça e seus adversários.

7. "Naruto: Ultimate Ninja Storm M.U.G.E.N": 
Este é um projeto que traz personagens da popular série de anime e mangá "Naruto" para o mundo da engine M.U.G.E.N.

8. "JoJo's Bizarre Adventure: Heritage for the Future":
 Inspirado na série de mangá e anime "JoJo's Bizarre Adventure", este jogo M.U.G.E.N oferece batalhas com os personagens e Stands da série.

Embora recomendamos que quando decidir por criar seu próprio game o faça do zero, com todas as patentes direcionadas a você, na maioria das vezes os projetos criados são pegos pela metade, aproveitados de projetos anteriores com a permissão dos criadores. 

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Ao fazer uso de partes já produzidas por terceiros em seu projeto, a finalização da obra poderá ser antecipada exponencialmente. 

Recursos como sons, intro, inteligência artificial, bloco de CNSs, sprites e outros podem ser aproveitados de projetos anteriores, dando volume e aceleração a seus jogos.

Lembre-se de que esses projetos são desenvolvidos por fãs e não têm relação oficial com as empresas que detêm os direitos autorais dos personagens e universos representados.

 Portanto, é importante respeitar os direitos autorais tanto dos criadores quanto das produtoras oficiais ao baixar, modificar,  e passar para outros  como sua versão pessoal.

Para saber como iniciar seu projeto M.U.G.E.M pessoal saiba mais AQUI

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