Seu Game : Criando ou alterando games do ZERO


Criar um jogo eletrônico do zero envolve várias etapas, que vão desde a concepção das ideias, a implementação técnica, a fase de testes, o marketing de divulgação, e claro, meio a isto tudo será necessário farto recurso financeiro e capacidade organizacional.

Aqui é claro falamos de jogos profissionais, projetos com potencial de serem produtos consumíveis em larga escala, com faculdade para ir ao mercado e fazer as merecidas vendas.

No entanto, para aqueles que não esperam ser capazes de tropeçar numa acidental  obra de SuperNintendo e cair de córnea em cima das manetes de uma possível  Sony, alguns recursos para criar seu próprio game, do zero, totalmente seu, e com linguagem de programação em inglês - aos desavisados avisamos, ter os parâmetros da programação em inglês é quase uma dádiva divina já que, fora isso seria algo mais ou menos assim:
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Por cerca de 30 mil linhas para o jogo completo.

Em poucas palavras estamos dizendo quê, se quiser dar um up grade no soco forte de Chun Li basta editar ima linha em seu bloco de texto com os dizeres: punch hard, 
definir o poder de dano, 
a prioridade, 
tempo em que deixará a vítima tonta e pronto, terá criado ou modificado o soco forte da lutadora Chinesa.

Então, uma vez cientes de que podemos ser os novos bilionário dos consoles em alguma dimensão do multi verso, como podermos fabricar jogos do nada, do absoluto zero, idênticos aos familiares zeros do caixa eletrônico?

Bem,
Aqui entregaremos um guia básico para ajudá-los a começar:

Passo 1: Planejamento e Conceito

Passo 1:
 Defina a Visão do Jogo:

- Determine o gênero do jogo (por exemplo, luta, plataforma, RPG, etc.).
- Decida sobre a estética, a ambientação e a mecânica de jogo que você deseja.

Embora as produções de jogos por meio da plataforma Elecbyte sejam voltadas para os modelos de jogos de luta, no formato 
1 X 1, criações diversificadas, do tipo Final Fighter ou Street Of Rage já foram lançadoas e podem ser baixadas em fóruns especializados com o tema M.U.G.E.M

Passo 2:
Crie um Roteiro ou Documento de Design:

- Escreva uma sinopse do enredo, se aplicável.
- Especifique os personagens principais, cenários, mecânicas de jogo e quaisquer recursos especiais.

Esta questão parece irrelevante a princípio mas saiba quê, porventura uma Warner da vida tropece em seus projetos as chances de ela estar interessada mais no enredo do que na mecânica do jogo são inquestionáveis.


Passo 3: 
Aquisição de Ferramentas

- Baixe e Instale a Engine M.U.G.E.N:

Visite o site oficial do M.U.G.E.N (elecbyte)para obter a versão mais recente e siga as instruções de instalação. Trata-se de apenas um aplicativo leve, com menos de 5 mb, de instalação simples e sem comprometimento algum com o seu windows xp.

Acaso seja dos abençoados financeiramente e tenha o windows 11 o programa rodará ainda mais lindo.

- Ferramentas de Gráficos e Edição:
Utilize software de edição de gráficos como Photoshop, GIMP ou qualquer programa de sua preferência para criar sprites, fundos e outros recursos gráficos. Aqui será no caso que decida criar seus personagens e cenários do zero, exclusivos e dedicados a sua visão de game.

 Na maioria das vezes os produtores pegam personagens já criados e liberados pela comunidade (como Ryu e Ken, Liu Kang e Scorpion, Terry Bogard e Geese, Ryo sakazaki e Mr Bigg, Kyo kusanagui e Iori Yagame) personagens clássicos e já renderizados  aos milhares, mantidos em seus formatos originais ( tal como criado pelas produtora s) ou modificados um traco aqui e ali.


 Também é possível encontrar centenas de chars "estranhos", diga-se desconhecidos( não produzidos pelas produtoras originais como Capcon, Snk e Midway ) mas inovados por características e particularidades do produtor mugem(como você !)e que podem estar liberados para uso em suas obras( lembre apenas de dar os devidos créditos).


 Passo 4: 
Criação de Personagens
- Crie ou Edite Sprites:

Desenhe ou edite sprites para os personagens usando os gráficos que você criou ou obteve. Esta é a tarefa mais árdua e longa da criação e muitos preferem projetos já feitos( personagens criados por outros como falado acima) para apenas modifica-los a sua vontade. 

A maioria estão liberados para uso sem necessidade de autorização prévia. 

No entanto, ao usar um char pronto ele não será só seu, apenas parcialmente e os seus créditos serão, por lógica  legal, apenas a aquilo que fora modificado por suas ações.

Para criar um char totalmente novo e só seu, utilize as ferramentas de imagens deixadas acima(gimp, Photoshop, etc) e mesmo aqueles que não pretendem pegar cópias de algum Ken ou Terry costumam baixar os personagens com estrutura física semelhante ao do seu projeto e apenas maquia-lo,  dar contornos extras para que ganhe nova identidade.

Neste caso apenas trocam a cor dos cabelos,  enlarguecem o rosto, cortam nas vestimentas, etc. Pode parecer quase o mesmo que criar o lutador do zero mas acreditem, não é já que um "boneco' inteiro é formado de centenas de blocos(pixels ou quadradinhos aos quais terá que montar um a um e isto, apenas para UM frame de golpe ou ação.

- Defina a Física e os Movimentos:

Use um editor de personagens M.U.G.E.N para configurar os movimentos, ataques, animações e comportamento do personagem. 

O Fighter factory é o mais usado para editar os personagens, alterá-los sem necessidade de criação do zero total. 
Através dele é possível aumentar a resistência dos lutadores, modificar os golpes, os comandos de ação, a movimentação, torna-los lentos ou rápidos, aumentar raio de ação e alcance, adicionar novos especiais, criar secretos, fatalities e muito mais.

Curso de Desenho Método Fanart 3.0 criando sus próprios animes.

Passo 5: 
Criação de Cenários
Crie os Gráficos do Cenário:

Desenhe ou edite os gráficos do cenário para os estágios de luta. Normalmente os criadores pegam cenários prontos, dispostos e liberados nas comunidades de Mugem, apenas com a orientação de que dedique créditos ao produtor.

- Configuração do Cenário:

Utilize o editor M.U.G.E.N para definir as propriedades do cenário, como limites, animações de fundo e outros detalhes. Editors como fighter factory são apropriados para mudar dimensões e aplicabilidades dos cenários como movimentação das figuras d fundo, sombras, desfechos especiais, interação do personagem com o cenário e muito mais.


Passo 6: 
Programação e Lógica de Jogo

- Edite os Arquivos de Definição (Def Files):

Estes arquivos contêm informações sobre os personagens, cenários e a lógica do jogo. Eles são escritos em um formato específico do M.U.G.E.N. Estes documentos estão dentro de cada prsonagem baixado e poderá acessa-los diretamente, na pasta "CNS" envontrada  dentro da pasta do personagem, ou por meio do editor Factory no ícone em forma de "folha" definido como "states", na barra superior do editor.

Uma vez pegando o char pronto nas comunidades a IA(inteligência artificial de luta, a responsável por catar suas fichas) já vem pronta e o "boneco" já desce a porrada no automático mas, você pode alterar as ações e ritmos em que ele executará os golpes, torna-lo mais ou menos apelão.

Ao abrir o personagem com o fighter factory, a IA estará no CMD(ícone de uma manete de flipper) e poderá altera-lá como quiser.

- Scripts (opcional):

Se você deseja adicionar funcionalidades mais avançadas, como IA personalizada para personagens, pode ser necessário escrever scripts em uma linguagem específica suportada pelo M.U.G.E.N.

 Passo 6: 
Teste e Ajustes
- Teste Constantemente:
Jogue o jogo regularmente para identificar bugs, desequilíbrios ou outras questões.

- Faça Ajustes e Correções:
Edite os arquivos de definição e scripts conforme necessário para corrigir problemas ou melhorar a experiência do jogo.

Passo 7: 
Polimento e Finalização

-Adicione Detalhes e Polimento:
Adicione efeitos visuais, sons, animações adicionais e outros detalhes que aprimorem a experiência do jogador.
Todos estes adicionais podem ser capturados já prontos como: sons de luta, de encerramento, introdução, efeitos de luzes de impacto dos golpes(chamados de faisca) títulos e muito mais.

- Documente o Jogo:
Crie um arquivo Leia-me ou documentação que forneça informações sobre o jogo, seus controles, créditos e outras informações relevantes. 

Dedicar a sua autoria no documento é importante para consagrar seus direitos sobre a obra, sendo exclusiva, ou aberta  para alteração,   modificação e distribuição.

Passo 8: 
Distribuição

- Compartilhe o Jogo:

Se desejar, você pode compartilhar seu jogo com a comunidade M.U.G.E.N em fóruns ou plataformas de compartilhamento de jogos.

Também poderá lança-los em plataformas de streaming como youtube, como vídeo de apresentação, e coloca-los para monetização, uma forma de compensação pelo seu trabalho e que não fere as regulamentações sobre propriedade autoralda elecbyte ou das produtoras originais da obra( uma vez que dificilmente fará algo literalmente do zero e uma ou outra dezenas de recursos copiara, como sons, cenários, etc)

Lembre-se de que criar um jogo M.U.G.E.N do zero é um projeto ambicioso e que requer habilidades em design, gráficos e programação mesmo que as engrenagens sejam as mais simples já criadas e a linguahem de programação esteja em idioma falado, como inglês.

Paciência e prática são fundamentais para obter os resultados desejados. 
Boa sorte!

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