Games De Luta - As classificações dos jogos de VS, 1 contra 1, no ranking games


Jogos de luta sempre tiveram grandes dificuldades em serem ranqueados nas classificações de importância dos games e as razões são variadas,  contam com fatores como:

Público seleto:
Geralmente os fãs deste tipo de jogo costumam manifestar apreço em particular por esportes de combate ou de competições acirradas 1 x 1. Também são conhecidos por apreciarem MMA, boxe, kickboxing, krav magá, arte ninja dos todah kury, treinos em cápsulas anti gravidade, tentativas de produzir continuação do "operação dragão", praticar balé Chinês e coisas semelhantes.

Embora tudo isto tenha significância de acordo com a psicologia humana de instintos naturais (que vão desde sobrevivência ao estimulo do ego, ou busca por glórias) as batalhas individuais, ou de versus, abocanha uma fatia menor do mercado consumidor de games.(Mantenham assim e nossas relíquias jamais nos custarão 4 dígitos de dólar)

Narrativa:
Uma outra falha ou ponto fraco destes games são a falta de uma narrativa envolvente, que prenda o jogador ao contexto da trama e não necessariamente apenas na pancadaria. 

Jogos em formato RPG são ricos nesta metodologia de roteiro e fazem um bom uso dás  tramas  de enredo no mercado.

Aprisionamento:
Talvez em uma ocasião futura veremos jogos de combate mano a mano traçarem alguma forma de configuração onde, o jogador possa ter as variáveis de escalonar a missão a qual disputa. 

Este escalonamento faria o que jogadores modernos estão acostumados(ou sugestionados psiquicamente); se prender em exaustivas e longas campanhas dia após dia para aperfeiçoar seu avatar( personagem, char, ou boneco, como preferir) para usa-las aprimoradas no contra em confrontos futuros.

Este formato por vezes ganhou algum investimento por exemplo em jogos como Mortal Kombat, onde os circuitos de missão eram explorados antes da batalha mano a mano, no entanto, o confronto continuava  a ser no formato missão, contra a CPU e não efetivamente em um "versus" pessoal.

Não se trata apenas disto para salvar os games de pancadaria da mesmice já que tais recursos não poderiam ser transportados para disputas de contra pessoais, para o mano a mano entre humanos(ou o que somos mais próximo disso) . 

Uma vez abordando tal formato poderia ser alcançado pelo jogador um novo tipo ou forma de habilidade: 
 suportar longas campanhas para o aperfeiçoamento do seu personagem e, posterior uso em disputas de contras.
                                                            Desenvolvimento de Games  
                                                                        NoNe Class
Projetos de escalonamento de poder onde, ao cumprir determinadas regras durante as lutas anteriores, poderia  adicionar capacidades únicas, individuais e personalizadas (de acordo com as escolhas do jogador) estão colocadas a mesa em fóruns e sites de fãs, como este, entretanto, não é tarefa simples convencer produtoras para tamanha façanha.

Consultando as classificações e importância destes games para as revistas e fontes especializadas no mercado dos jogos eletrônicos temos, segundo  a IGN, os seguintes posicionamentos dos games de luta numa lista top 100  "melhores jogos de todos os gêneros da história gamer".


Tekken 3
97° Colocação 
Esse é um dos jogos mais famosos da era do PS1. Lançado pela Namco, em 1997, esse game é considerado por muitos como um dos melhores jogos de luta e o melhor da franquia.

Ele é conhecido por seus gráficos revolucionários para a época e traz uma arena 3D, onde o jogador pode lutar contra seus oponentes a partir de uma mecânica de jogo um contra um. 

Aqui, você pode escolher personagens icônicos, como Jin Kazama, Ling Xiaoyu, Eddy Gordo e Hwoarang, lutadores que surgiram nessa versão e fazem sucesso até hoje.

Esse jogo traz uma possibilidade inovadora, conhecida como “juggle”. Com ele, os jogadores conseguem arremessar o adversário no ar e continuar com os golpes atingindo-os  enquanto estão fora do chão. Assim, é possível ter muito mais estratégia na hora de travar uma luta com um adversário.

Indo mais, as configurações de golpes e possibilidades de sequências e combos beiram o infinito. A coisa é séria, para ser um jogador hábil com vários lutadores em Tekken é preciso possuir uma memória ninja já quê , serão centenas de combinações para ser guardadas.

Mortal Kombat 11
82° Colocação 

Mortal Kombat 11 é simplesmente um dos, se não o mais completo jogo de luta existente. Tem um dos modos de história mais impressionantes de todo o gênero; uma lista altamente respeitável de 25 personagens extraordinários, com mais 12 adicionados como DLC; um conjunto fantástico de modos tutoriais; um leque inigualável de cosméticos desbloqueáveis para cada personagem; um cofre igualmente surpreendente de artigos desbloqueáveis que se encontram no Krypt único do jogo( que é quase um jogo em si) e, mais importante, tem um dos melhores códigos de rede online de todos os jogos de luta.

Super Smash Bros. Ultimate
76° Colocação 
Super Smash Bros. Ultimate é simplesmente o derradeiro jogo Smash Bros. Desde a lista de quase 100 lutadores, passando pelo enorme modo de história World of Light, até à biblioteca de mais de 800 canções clássicas de videojogos, é um jogo diferente de todos os outros. 

O Smash Bros. sempre foi, simultaneamente, um jogo de lutadores de festas e entretenimento por excelência, bem como um dos jogos de luta mais competitivos, com uma divisão que resultou em dois públicos diferentes para a série. 

No entanto, o que é talvez mais espantoso em Super Smash Bros. Ultimate é o fato de oferecer um jogo de luta para a Nintendo Switch que é tão divertido para o público casual como para o público hardcore

As disputas acontecem em arenas temáticas, onde é possível encontrar diversos itens e power-ups para ter vantagens durante as lutas.

Cada versão do game possui sua própria lista de arenas distintas, porém, dentre as mais famosas estão:
– Battlefield, uma arena com diversos obstáculos, formados por plataformas de diversas alturas
– Final Destination, que, ao contrário da anterior, é uma arena sem obstáculos
– Mushroom Kingdom, inspirada no universo do Super Mario
– Hyrule Castle, baseada em The Legend Of Zelda
– Pokémon Stadium, criado com base em um estádio de batalhas Pokémon

Street Fighter II
22° Colocação 
O que se pode dizer sobre o jogo de luta definitivo, aquele que deu origem a inúmeros imitadores, acólitos e sequencias?

 Street Fighter II continua a ser um clássico na história dos videogames, tornando os pilares da série, Ryu, Ken e Chun-Li, nomes quase universais,assim como as palavras "Hadouken e shoryuken", parte do léxico popular.

Todos temos  um personagem favorito neste game e isso deve-se ao seu design de personagens diversificado e fantástico.

 Embora excepcionalmente equilibrado em vários quesitos, o design imaginativo e os gráficos de alta qualidade para a época sobresaiam aos demais e ajudaram a distingui-lo ainda melhor.

 Street Fighter II tornou-se o primeiro jogo de luta a ser um sucesso mundial nos arcades e, ainda hoje, é celebrado em edições e torneios do momento e nas clássicas consagradas por campeonatos mundias, incluindo a monstruosa EVO.

Títulos como Dead or Alive, Virtua Fighter, Soul Calibur, Marvel vs. Capcom, Dragon Ball Z: Budokai 2, Darkstalkers, e MultiVersu sequer entraram na lista top 100.

E você jogador apaixonado por socar, chutar, soltar ganchos voadores e bolas de ki nos tórax alheios, o que acharam desta lista top 100 maiores games e os posicionamentos dos seus jogos preferidos nela?

Nós pensamos em adotar banhos diários como forma de protesto por não ver os prestigiados The King Of Fighters neste ranking, mas, vamos confessar, jogadores de biblioteca de hoje não sabem o que é o prazer de uma FT5 valendo a melhor bisteca do churrasco.



Comentários