Evo 2023 : Os melhores momentos dos 8 eventos principais


A Evo 2023 continuou com a tendência de bater recordes de assistência e estabeleceu novos números de audiência com de jogos de luta como Street Fighter 6.

A Evolution Championship Series, conhecida coloquialmente como Evo, é um dos maiores nomes dos torneios de eventos de luta a nível mundial. 

2023 marcou o segundo evento presencial da série de eventos desde a pandemia e após sua aquisição pela Sony e pela Endeavour. 
Desde o evento inaugural Evo em 1996, a série tem crescido e aumentado de dimensão todos os anos e o recente evento de 2023 registou o maior número de participantes na história da série.

Com mais de 9.100 jogadores de todo o mundo a deslocarem-se a Las Vegas, no Nevada, confessamos, não é pouca coisa.

Os tempos pós-pandemia têm sido tumultuosos para a Evo, mas a organização conseguiu sair vencedora. Depois de ter sido forçado a cancelar o evento de 2020( devido aos eventos) o diretor executivo da Evo, Joey Cuellar, foi destituído devido a acusações de má conduta.

 Muitos dos seus principais patrocinadores retiraram-se e a aquisição pela joint venture da Sony e da Endeavour salvou a série. Seus dois principais eventos desde então provaram que a organização não pretende  tão cedo abandonar os fãs das competições mesmo sob crises.

Ainda este ano, a Evo anunciou que  terá um terceiro evento anual, e que poderá ter lugar na Europa para colmatar a lacuna entre os eventos americanos e japoneses.

Com o ímpeto de sua comunidade crescente e o apoio da indústria de esportes eletrônicos por trás deles, a audiência cresceu junto com o cenário em evolução da Evo.


Público do Evo 2023

O evento 2023 foi realizado em Las Vegas de 4 a 6 de agosto, com 8 torneios principais. 

Para além dos oito torneios principais, com um prémio total de 25 000 dólares cada - excluindo o Street Fighter 6 que tinha um prémio total de 70,6 mil dólares -, o evento inclui muitos torneio menores. organizados pela comunidade de forma paralelas. 

Para sermos sucintos, vamos concentrar-nos nos oito torneios principais, para os quais a Esports Charts recolheu dados de audiência.

No total, os principais eventos do Evo 2023 atraíram 7,68 milhões de horas de visualização. O evento Street Fighter 6 foi de longe o torneio mais popular do evento e o único torneio com um prémio superior a 25 000 USD. Claramente um investimento sólido da Evo, o evento não só atraiu mais de 50% do tempo total de transmissão, como também recebeu quase quatro vezes mais tempo de televisionamento do que o torneio seguinte, a competição Guilty Gear -STRIVE-.

Com 7,68 milhões de horas assistidas, a série de eventos registou um aumento de 48% no número de espectadores em comparação com a Evo 2022, que recebeu 5,18 milhões de horas assistidas em todos os principais eventos. 

De fato, em comparação com a Evo 2022, só o evento Street Fighter 6 deste ano representou quase 80% do tempo total de visualização alcançado no ano passado.

 A Evo tem crescido continuamente todos os anos desde a sua criação, mas o crescimento expressivo na audiência de todos os eventos que abrangem Street Fighter 6 ajudou a dar à organização um impulso significativo na audiência geral.

O Street Fighter 6 não foi apenas o evento mais popular da Evo 2023, com um pico de espectadores de 442,3 mil, mas também estabeleceu um novo recorde de pico de espectadores simultâneos e de tempo de exibição na disciplina Street Fighter.

 Um pico desta magnitude espectadores faz deste o torneio de jogos de luta mais popular da história dos desportos eletrônicos!

 Este feito importante foi provocado pela enorme onda de entusiasmo de Street 6, que está a estabelecer recordes em toda a disciplina, e o fato de este evento ter sido realizado na Evo foi a cereja no topo do bolo para aumentar ainda mais a sua audiência.

Olhando para os eventos de esports mais populares para jogos de luta, podemos ver que o menino de ouro da Capcom está colossalmente triunfante acima do resto. 

O evento EVO 2018 Dragon Ball FighterZ também apareceu neste ranking, pois o evento inaugural do jogo, lançado no início de 2018, se beneficiou da empolgação do lançamento da franquia.

 Street Fighter V também apareceu no ranking e por menos de 200 espectadores simultâneos atrás dele esteve o evento Evo Tekken de 2022, que perdeu uma pequena quantidade de audiência no ano de 2023.


Street Fighter 6
Em termos de Pico de audiência, o confronto da terceira roda de perdedores entre MenaRD e Tokido foi o mais popular do evento, com 442,3 mil espectadores a assistirem à luta entre os dois concorrentes pelo campeonato Street Fighter 6 Evolution.

Normalmente, num evento de desportos eletrônicos, esperamos ver as grandes finais do evento como o jogo mais popular, por isso, o que aconteceu no evento Street Fighter 6 da Evo? 
Bem, o jogo da terceira roda de perdedores entre MenaRD e Tokido foi o último jogo do evento em que participou um jogador japonês. 

Como se pode ver nos streamers mais populares e mais vistos do evento, os espectadores japoneses constituem uma grande parte da audiência do evento.

MenaRD passou pelo Losers Bracket, derrotando dois jogadores japoneses a caminho da terceira ronda contra Tokido. A partida durou toda a distância, e MenaRD acabou vencendo por 3 a 2.
 Na Grande Final, MenaRD enfrentou AngryBird, vencedor do evento Redbull Kumite 2023 da África do Sul, e, embora MenaRD tenha saído vitorioso na primeira série, AngryBird encerrou o torneio com uma vitória tranquila por 3 a 1.

Com a vitória de AngryBird no Evo garantida, ele se qualificou diretamente para o torneio Capcom Cup X em 2024. 
No evento, os melhores jogadores de Street Fighter 6 competiram entre si pela oportunidade de ganhar uma parte do prémio de 1 milhão de dólares, o maior prémio da história dos jogos de luta.

 O evento irá certamente atrair um novo grande número de espectadores para 2024, uma vez que o lançamento de Street Fighter 6 continua a aumentar o número de espectadores na subsecção de jogos de luta, por isso, fiquem atento aos nossos dados sobre este evento no próximo ano.

Guilty Gear -STRIVE-
 foi lançado em 2021 e conquistou um público considerável de fãs para o jogo. O evento Evo 2023 para o jogo viu 245.4 mil fãs assistirem simultaneamente à partida das finais perdedoras entre Daru_I-No e NBNHMR. NBNHMR passou para as Grandes Finais, onde enfrentou a lenda do Smash, Leffen, que venceu o torneio com uma vitória limpa de 3-0 sobre o americano.

Curiosamente, em comparação com Street Fighter 6, a dinâmica de audiência é totalmente diferente aqui. Em Street Fighter, os três dias do torneio registaram um número de espectadores relativamente comparável, com picos de 100 mil espectadores simultâneos durante as Fases de Grupo, antes de quadruplicar o número de espectadores nos Playoffs(reta final). 

No entanto, neste torneio, que atingiu 1,05 milhões de horas de visualização, apenas 139,7 mil horas de visualização foram registadas no primeiro dia.

 Apesar de os Playoffs representarem apenas 12,6% do tempo total de transmissão, a fase foi responsável por mais de 66% do tempo total. 
Embora esperemos que o número de espectadores aumente durante os Playoffs, este evento em particular foi extremamente inclinado para a fase seguinte.

Tal como mencionamos para o Street Fighter 6, o jogo com Tokido foi o  mais popular do evento devido à grande audiência japonesa. Embora se possa pensar que esta lógica se estende ao jogo com um jogador coreano de Guilty Gear, não foi bem assim.

A audiência coreana atingiu um pico de apenas 3 mil espectadores durante os Playoffs, ou seja, apenas 1,3% do pico total de audiência simultânea.


Tekken 7

Passando ao evento de Tekken 7, a disciplina recebeu apenas um pouco menos de tempo de televisionamento do que o evento de Guilty Gear, com 1,02 milhões de horas de tempo de transmissão recolhidas. 
O número de espectadores atingiu o seu pico durante as grandes finais deste torneio, quando o paquistanês ArslanAsh conseguiu uma rápida vitória por 3-0 sobre o concorrente japonês AO.

Mais uma vez, a dinâmica das audiências mostra que as fases de grupo iniciais do evento aberto receberam audiências relativamente baixas, com o público a crescer exponencialmente para a fase de Playoffs. 

Ao longo dos offs, a audiência continuou a crescer de forma constante, com o pico de espectadores a aumentar à medida que a fase avançava, até atingir o pico de 241,1 mil espectadores em simultâneo.

Curiosamente, apesar de vários jogadores japoneses terem passado pela Fase de grupos e chegado aos Playoffs, a audiência do País do sol nascente foi totalmente inexistente na fase dos final. 

O japonês foi um dos idiomas mais populares durante as duas fases de grupos, mas a audiência diminuiu na fase de encerramento do evento. Isso pode ter algo a ver com a saída precoce de YUYU, um jogador de Tekken 7 contratado pela Cloud9. 

YUYU é um parceiro do Twitch com quase 60 mil seguidores na plataforma e foi eliminado do evento durante as fases de grupos. YUYU é o streamer dedicado a Tekken 7 e o mais assistido de 2023 até agora, e, sua saída precoce provavelmente teve um grande impacto na audiência.

A tekken 7 também é o primeiro evento que cobrimos até o momento em que temos um participante da comunidade como um dos streamers mais populares e mais assistidos do evento.

 Maximillian_Dood foi o segundo streamer mais popular e assistido, recebendo um pico de 45 mil visualizações simultâneas e acumulando 135 mil horas de tempo de exibição no evento.

 É um dos maiores criadores de conteúdos centrados em jogos de luta no Twitch e conta atualmente com 1,21 milhões de seguidores. O seu stream de último dia da Evo 2023 cobriu muitos dos diferentes torneios principais disponíveis para assistir 

Ao receber 535 mil horas de tempo de visualização, tornando-se o seu momento de "travas" o mais visto de sempre: batendo o seu próprio recorde estabelecido durante o último dia da Evo 2022.

Desenvolvimento de Games - NoNe Class, a arte de fazer games descomplicada.

Ultimate Marvel vs Capcom 3

O domínio da comunidade de Maximillian continuou em Ultimate Marvel vs Capcom 3, onde ele não foi apenas um dos streamers mais populares do evento, mas também o streamer mais assistido, contribuindo com 206,7 mil horas de tempo de exibição para o total de 572,3 mil horas assistidas deste jogo.

Olhando para a dinâmica de audiência do evento, é fácil perceber quando Maximillian_dood entrou no cenário. O número de espectadores aumenta repentinamente de 10 mil ~ para 28,5 mil espectadores médios.

Este índices se mantiveram  durante todo o tempo que desenrolou as contendas envolvendo  o nome deste jogador.
 O inglês e o Twitch foram de longe as línguas e plataformas dominantes no evento: O YouTube só contribuiu com 33,3 mil horas de tempo de exibiçao  e o segundo idioma mais popular depois do inglês foi o português, que recebeu 7 mil horas de tempo de exibição.


O King of Fighters XV
Os ferozes rivais E.T. (à esquerda) e Xiaohai (à direita) em competição na Evo 2023
O King of Fighters XV foi um dos eventos de menor audiência e ainda assim  teve notoriedade na Evo 2023, ao destacar-se dos seus pares num aspecto significativo: 
a audiência chinesa. 

A série de jogos da Coreia (originalmente)é principalmente popular na região asiática e foi o único evento da Evo 2023 a receber uma audiência chinesa significativa.

A disciplina recebeu o apoio de Maximillian_dood, como a maioria dos eventos, devido à cobertura completa do torneio pelos casters da comunidade americana. 

No entanto, firemanruby2 no Twitch também foi um dos streamers mais populares, tendo atingido um pico de 4,4 mil espectadores simultâneos durante a fase de Playoffs.

Outro dos streams mais populares deste evento foi o canal DBJ ET YouTube Live.

 À semelhança de Magnus Carlsen no xadrez, E.T. que transmitiu a cobertura do evento no seu canal YouTube Live, ao mesmo tempo que competia na Evo. 

E.T. é considerado um dos grandes nomes de sempre de King of Fighters e já foi campeão da modalidade na Evo 2017. O rival chinês Xiao Hai é normalmente o principal obstáculo para ele no seu caminho quando tenta vencer qualquer evento, e com a Evo 2023 não foi diferente.

O número de espectadores atingiu um pico de 72,5 mil espectadores simultâneos durante a Grande Final entre E.T. e Xiao Hai, mas o concorrente chinês levou a melhor com uma vitória por 3-2. 

Os telespectadores de língua chinesa apoiaram os concorrentes taiwaneses e chineses no Twitch, e no YouTube Live, que são plataformas tradicionalmente pouco populares entre este grupo demográfico. 

Xiao Hai é mesmo patrocinado diretamente por Douyu, uma das mais populares plataformas de streaming chinesas.

Por fim, o King of Fighters recebeu 190,8 mil horas de transmissão, principalmente devido aos Playoffs do evento. Embora não seja o evento mais popular ou mais visto da Evo 2023, o aumento do número de espectadores chineses mostra a popularidade destes jogadores, que podem até levar o público chinês as plataformas pouco amadas por esta nação, que é o caso do Twitch e do YouTube Live, plataformas ocidentais.



DBZ FighterZ
Dos restantes dos grandes eventos que ainda não abordámos, Dragon Ball FighterZ foi o mais popular. Surpreendentemente, apesar de ser uma marca japonesa tão famosa e um nome tão reconhecido, não foram muitos os concorrentes japoneses que viajaram para os Estados Unidos para este evento. 

A maioria dos concorrentes era da América do Norte ou da região EMEA, o que se reflectiu no número de espectadores do evento.

No final, o DBZ FighterZ recebeu 348,3 mil horas de visualização e atingiu um pico de 97 mil espectadores durante as Finais dos Vencedores, entre os americanos HIKARI e Nitro. No final, HIKARI saiu vitorioso do evento, derrotando o rival francês Yasha por 3-2 nas Grandes Finais. A esmagadora maioria dos espectadores era de língua inglesa, proveniente de comunidades de casters anglófonas e dos canais oficiais do Evo no Twitch.

O jogador espanhol Gropis tentou chegar às Grandes Finais através do Losers Bracket, mas acabou por cair contra Yasha na Losers Round 3. O orgulho nacional da região ibérica estava em alta, já que muitos casters da comunidade espanhola transmitiram o evento cobrindo suas partidas, tornando o idioma o segundo mais popular do evento.



 Mortal Kombat 11

Na região ibérica, o português foi a segunda língua mais popular na cobertura do Mortal Kombat 11 na Evo 2023. 

Curiosamente, a comunidade lusófona conseguiu este feito sem que um único jogador lusófono chegasse à fase de Playoffs do evento.

Brasil na representatividade:
 
Dois jogadores brasileiros, proeminentes, participaram do evento: Konqueror249 e KillerXinok, o último dos quais tem cerca de 25 mil seguidores no Twitch. 

A audiência em português aumentou durante a Fase de Grupos, quando esses jogadores apareceram, mas também continuou sendo um dos idiomas mais populares durante os Playoffs.

No final, o evento teve 321 mil horas de visualização e atingiu um pico de 87 mil espectadores durante as Grandes Finais entre NinjaKilla e Nicolas. 
NinjaKilla conseguiu vencer o evento no geral, apesar de ter passado pela chave dos perdedores e depois de ter sido eliminado das semifinais pelos vencedor Nicolas, no início do evento. 

NinjaKilla conseguiu vencer Nicolas por 3 a 0 nas Grandes Finais, reiniciando a chave, antes de conquistar o campeonato da Evo 2023 com uma vitória por 3 a 2 sobre o chileno. 

Apesar de dois chilenos  terem defrontado durante as Finais dos Vencedores, o evento teve pouca audiência em espanhol, apesar de vários apresentadores da comunidade de língua espanhola terem feito a cobertura do torneio.


 Melty Blood: Type Lumina. MB:
TL é um jogo desenvolvido pela French-Bread, um criador japonês apesar do nome, e é um dos jogos de luta mais populares na região japonesa.

 Devido à sua base de fãs mais pequena e à falta de representação no Ocidente, o evento foi totalmente dominado pelos jogadores japoneses.

A disciplina contou com muitos mais jogadores americanos do que de qualquer outra região, mas os seus pares japoneses superaram-nos totalmente e dominaram a fase dos Playoffs do evento. 

O número de espectadores atingiu o seu pico durante as finais dos perdedores entre Jimmyjtran e DAI, com 25 mil espectadores a assistir.

 As Grandes Finais do evento foram um pouco menos populares, já que a partida entre Moai e DAI recebeu 24,4 mil espectadores. No final, Moai saiu vitorioso após uma vitória por 3 a 1 contra DAI na final dos vencedores e uma vitória por 3 a 0 na grande final.

Apesar de os jogadores e a cultura japoneses terem dominado o evento, a audiência foi quase toda do público de língua inglesa.

 Isto deveu-se ao facto de os canais oficiais de língua inglesa do Evo Twitch terem sido os maiores do evento, com os casters da comunidade a terem dificuldade em ganhar muita audiência. As 74,2 mil horas assistidas não são muito mais do que as 46,3 mil horas assistidas no evento Evo Japan 2023 para MB:TL, que também teve um tempo de execução 6 horas mais curto.

É uma pena para a disciplina menor, pois o Evo 2023 poderia ter sido um evento inovador para o novo e promissor título de e-sports, mas, a falta de opções de streaming japonês para os fãs deixou a disciplina negligenciada.

Globalmente, o Evo 2023 foi um grande sucesso.

 Não só o evento registou um número recorde de participantes, como também a audiência do evento.

 Parcialmente ajudado pelo hype da disciplina Street Fighter 6 no momento, o evento também simplesmente continua a crescer e construir sua marca em todo o mundo.

 O Evo 2024 está a caminho e, com uma terceira localização secreta a ser sugerida pela equipe criativa, o primeiro potencial evento em solo europeu  poderá ser a chave para que a série domine totalmente a transmissão de jogos de luta.

Comentários