The King Of Fighters Origens : As origens do jogo mais "combativo" na história dos games


 O Legado e a Evolução do Jogo "The King of Fighters"

Desde o seu lançamento em 1994, "The King of Fighters" (KOF) tem sido um pilar na comunidade de jogos de lutas eletrônicas por emplacar uma série de novidades ao já costumaz modelo de trocação de porradas.

Desenvolvido pela SNK, este jogo se destaca por sua jogabilidade envolvente, por aplicações  de combos terrivelmente danosos e de larga contagem de hits, por trazer personagens carismáticos e uma rica narrativa que cativou fãs ao redor do mundo. 

Ao longo dos anos, "The King of Fighters" evoluiu e se adaptou, mantendo-se relevante e amado por gerações de jogadores.

O espaço do game esteve de certa forma tão comsolidado que permitiu a produtora ousar um empreendimento que assustava as rivais e se tornou sua marca pessoal de fazer jogos por muitos anos: os lançamentos de títulos anuais.

A cada ano um novo título era lançado, deixando os fãs eufóricos pela virada de réveillon e a possibilidade de por as mãos sobre as manetes de um novo game.

Este projeto ambicioso apresentou duas faces para a franquia-elevou o estatus da companhia a rival das quase insuperáveis Capcom e Midway, e ao mesmo tempo quase fechou as portas da empresa anos mais tarde.

As razões foram pura e simplesmente não existir meios disponíveis para produzir,  ajustar, testar,  divulgar e comercializar os novos lançamentos em um período de tempo extremamente curto como são 12 meses.

Tendo a euforia durado entre os anos de 94 até 2003 a companhia decidiu por tirar as merecidas férias e produzir novos títulos sem compromissos anuais tal como operam as demais produtoras do ramo gamer.

 Neste artigo, vamos explorar o legado e a evolução deste icônico jogo de luta que elevou a anterior SNK ao degrau das notórias empresas de jogos de lutas.


O Nascedouro de um Clássico
O primeiro título de "The King of Fighters" foi lançado em 1994 como um crossover entre diversas séries da SNK, incluindo "Fatal Fury", "Art of Fighting" e "Ikari Warriors".

 O jogo apresentou um sistema de batalha inovador, no qual os jogadores escolhiam um time de três personagens para lutar contra equipes adversárias. Esse formato trouxe uma profundidade estratégica única ao gênero de luta.

Avançando  por títulos sucessores como The King Of Fighters 95,96, 97, 98 e adiante a equipe criativa foi responsável por trazer recursos inovadores como ao cenário dos jogos de luta como:
Esquivas laterias e iu roladas, contra ataques de emergência(popular repelente), 4 variações de saltos(um projeto ambicioso que caiu no gosto dos fãs pela praticidade ofensiva), 3 sistemas de especias(conhecidos como super especiais, mega especiais e secretos), corridas para pressão do adversário(outro recurso a frente das concorrentes), golpes potentes(chamados de golpes  "CD"ou de  duplos por usar 2 botões e derrubar quando atinge), uma variedade muito maior de golpes extras que as concorrentes Street e Mortal Kombat( taxados como golpes especiais pela industria), muitas opções de golpes confusivos da guarda adversária(popular overhands) e muito mais criações originais e exclusivas da franquia. 

Todo este repertório fez com que o crossover se tornasse um concorrente de peso para títulos considerados intransponíveis como MK e Street FT.

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- A Diversidade de Personagens:

Uma das características mais marcantes de "The King of Fighters" é sua ampla variedade de personagens. Com mais de 50 personagens jogáveis em algumas edições, o jogo oferece uma riqueza de estilos de luta e personalidades. Desde os icônicos Kyo Kusanagi e Terry Bogard até personagens menos convencionais como o enigmático Iori Yagami, cada lutador possui um conjunto único de habilidades, forças  e fraquezas para incentivar os jogadores a experimentar e encontrar seus favoritos.

Outra característica marcante é o contexto de luta do game, focado em combos avassaladores e uma temática de combate mais voltada para a ficção( com excesso de pulos, golpes aéreos e técnicas especiais semelhantes a obras de animes) e neste ponto as difernças com street fighter aumentam pois esta adota sistemas de lutas voltadas ao solo, um tanto mais aproximadas a lutas reais de verdade.

A Evolução Gráfica
Ao longo das edições, "The King of Fighters" testemunhou uma evolução notável em termos de gráficos e animações. 

Desde os primeiros títulos em 2D pixelizado até as versões mais recentes em alta definição, a SNK demonstrou um compromisso contínuo com a qualidade visual, mantendo a estética característica da série. Embora os efeitos mão façam uso demasiado de luzes como é comum com jogos da Capcom, os fãs aprovam este conceito por buscarem um jogo "mais limpo",  com menos interferênciais visuais e onde a porrada pode ser vista entrando mais seca.

Narrativa Intrigante

Além da jogabilidade sólida, "The King of Fighters" também é conhecido por sua narrativa envolvente. A trama gira em torno de torneios anuais nos quais as equipes lutam pelo título de campeões sem se darem conta de estarem participardo de uma trama maior,  um projeto de dominação mundial, ou interplanetária, e até.mesmo espiritual. 

Conflitos entre personagens e organizações adicionam uma camada de profundidade à história, criando uma experiência cativante tanto para jogadores casuais quanto para fãs dedicados.

A Comunidade e o Impacto nos eSports
"The King of Fighters" possui uma comunidade dedicada e vibrante de jogadores ao redor do mundo. 
Torneios competitivos atraem talentos de todas as partes, e a cena competitiva do KOF tem uma rica história de rivalidades intensas(sobretudo  na Ásia)e momentos emocionantes.

Além disso, o jogo também teve um impacto significativo no cenário ao contribuir para a crescente popularidade dos jogos de luta, "The King of Fighters" continuou a ser um destaque em torneios de prestígio, e contribuindo para o crescimento e a diversificação do mundo dos eSports.


O Futuro de "The King of Fighters"

Com o anúncio de novas edições e adaptações para plataformas modernas, o futuro de "The King of Fighters" parece promissor.

 A capacidade de se reinventar mantendo-se fiel às suas raízes é uma das razões pelas quais este jogo permanece tão amado após tantos anos. Em medida de correção a produtora não tem economizado esforços para eliminar aquilo que tem sido o calcanhar de Aquiles da franquia: 
os bugs e os desbalanceamentos dos lutadores.

Estas são as críticas mais conhecidas ao game e as razões para que fossem liberados ao público antes das devidas correções de bugs(os infinitos depressores de fichas) e do balanceamento ideal dos personagens estavam na ambiciosa meta de lançamentos anuais de títulos. 

Com prazos tão curtos para produção e comercialização de novas edições seria difícil esperar por ajustes refinados nas configurações de luta, algo corrigido a aplaudido atualmente.

Em conclusão, "The King of Fighters" é muito mais do que apenas um jogo de luta; é um ícone da indústria de videogames que continua a cativar e unir jogadores de todas as idades e origens.

 Com sua rica história, personagens memoráveis e jogabilidade envolvente, o legado deste clássico da SNK é verdadeiramente imortal tal como a chama ancestral.

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