"Street Fighter" é um dos jogos de luta mais icônicos da história dos videogames, conhecido por sua jogabilidade envolvente e personagens memoráveis. Foi lançado pela primeira vez em 1987 pela Capcom, uma renomada empresa japonesa de desenvolvimento de jogos.
As origens do "Street Fighter" remontam à visão de um designer de jogos chamado Takashi Nishiyama. Ele liderou a equipe de desenvolvimento e procurou criar um jogo que fosse inovador no gênero de luta, que até então estava em seus estágios iniciais.
O jogo introduziu mecânicas de controle de personagens que eram bastante inovadoras para a época. Em vez de apenas mover o personagem para a esquerda ou direita, os jogadores podiam executar uma variedade de movimentos especiais e combos, dependendo da combinação de botões pressionados.
O primeiro "Street Fighter" apresentava dois personagens principais, Ryu e Ken, lutando contra uma série de oponentes em vários locais ao redor do mundo. O jogador podia escolher entre os dois personagens e enfrentar uma série de desafios até chegar ao confronto final com o chefe do jogo, Sagat.
Uma das características mais distintivas do jogo era a introdução do sistema de comandos especiais, em que movimentos como "hadouken" (uma bola de energia lançada) ou "shoryuken" (um uppercut voador poderoso) eram executados através de sequências específicas de movimentos no joystick e botões.
O sucesso do primeiro "Street Fighter" levou a várias sequências e spin-offs, culminando no lançamento de "Street Fighter II" em 1991, que se tornou um fenômeno global e um dos jogos de luta mais influentes de todos os tempos.
Desde então, a franquia "Street Fighter" continuou a evoluir e expandir, com novos personagens, mecânicas de jogo e gráficos aprimorados em cada iteração. Tornou-se uma parte fundamental da cultura dos videogames e ainda é apreciada por milhões de jogadores ao redor do mundo.
Algumas das competições clássicas de jogos, incluindo aquelas que desempenharam um papel significativo no cenário competitivo de videogames serão listadas abaixo:
EVO (Evolution Championship Series):
As origens do "Street Fighter" remontam à visão de um designer de jogos chamado Takashi Nishiyama. Ele liderou a equipe de desenvolvimento e procurou criar um jogo que fosse inovador no gênero de luta, que até então estava em seus estágios iniciais.
O jogo introduziu mecânicas de controle de personagens que eram bastante inovadoras para a época. Em vez de apenas mover o personagem para a esquerda ou direita, os jogadores podiam executar uma variedade de movimentos especiais e combos, dependendo da combinação de botões pressionados.
O primeiro "Street Fighter" apresentava dois personagens principais, Ryu e Ken, lutando contra uma série de oponentes em vários locais ao redor do mundo. O jogador podia escolher entre os dois personagens e enfrentar uma série de desafios até chegar ao confronto final com o chefe do jogo, Sagat.
Uma das características mais distintivas do jogo era a introdução do sistema de comandos especiais, em que movimentos como "hadouken" (uma bola de energia lançada) ou "shoryuken" (um uppercut voador poderoso) eram executados através de sequências específicas de movimentos no joystick e botões.
O sucesso do primeiro "Street Fighter" levou a várias sequências e spin-offs, culminando no lançamento de "Street Fighter II" em 1991, que se tornou um fenômeno global e um dos jogos de luta mais influentes de todos os tempos.
Desde então, a franquia "Street Fighter" continuou a evoluir e expandir, com novos personagens, mecânicas de jogo e gráficos aprimorados em cada iteração. Tornou-se uma parte fundamental da cultura dos videogames e ainda é apreciada por milhões de jogadores ao redor do mundo.
Algumas das competições clássicas de jogos, incluindo aquelas que desempenharam um papel significativo no cenário competitivo de videogames serão listadas abaixo:
EVO (Evolution Championship Series):
A EVO é uma das maiores e mais prestigiadas competições de jogos de luta do mundo. Fundada em 1996, a EVO apresenta uma variedade de jogos de luta populares, incluindo "Street Fighter", "Super Smash Bros.", "Tekken", entre outros.
The International (Dota 2):
The International (Dota 2):
Organizada pela Valve Corporation.
Essas são apenas algumas das competições clássicas no mundo dos eSports. Cada uma delas desempenhou um papel importante no crescimento e desenvolvimento da cena competitiva de jogos eletrônicos ao longo dos anos.
Momentos históricos nos eSports que tiveram um impacto significativo na indústria:
O International 2011:
The International é uma competição de "Dota 2" que atrai alguns dos melhores jogadores do mundo. É conhecida por oferecer uma das maiores premiações na indústria de esportes eletrônicos.
League of Legends World Championship:
League of Legends World Championship:
Organizado pela Riot Games, este é o evento principal para equipes de "League of Legends" competirem pelo título de campeões mundiais. É um dos eventos mais assistidos na indústria de esportes eletrônicos.
Counter-Strike: Global Offensive Majors:
Counter-Strike: Global Offensive Majors:
Os Majors de CS:GO são os principais torneios competitivos de "Counter-Strike: Global Offensive". Eles são organizados pela Valve e apresentam algumas das melhores equipes de todo o mundo.
BlizzCon (StarCraft II e outros jogos da Blizzard):
BlizzCon (StarCraft II e outros jogos da Blizzard):
A BlizzCon é uma convenção anual da Blizzard Entertainment que inclui competições de seus jogos, como "StarCraft II", "Hearthstone", "Overwatch" e "World of Warcraft".
QuakeCon (Quake e Doom):
QuakeCon (Quake e Doom):
Embora inicialmente focada em títulos como "Quake" e "Doom", a QuakeCon expandiu-se para incluir outros jogos de tiro da Id Software e Bethesda.
FIFA eWorld Cup:
FIFA eWorld Cup:
Esta é a competição principal de eSports para o jogo de futebol "FIFA". Os melhores jogadores do mundo(e aqui falamos nos 2 sentidos já que os personagens são nada menos que jogadores do mundo real como Neymar e Messi)competem para se tornarem campeões mundiais de "FIFA".
DreamHack:
DreamHack:
DreamHack é uma série de festivais de jogos que incluem competições em uma ampla variedade de jogos, incluindo "Counter-Strike", "StarCraft II", "Rainbow Six Siege" e muitos outros.
Capcom Pro Tour (CPT):
Capcom Pro Tour (CPT):
Esta é a principal competição para jogos da série "Street Fighter". Os jogadores competem em torneios regionais e globais para ganhar pontos e qualificar-se para o Capcom Cup, o torneio final do CPT.
Super Smash Bros Championships:
Super Smash Bros Championships:
Estes são torneios dedicados aos jogos da série "Super Smash Bros.", e que têm uma comunidade de jogadores muito apaixonada e competitiva.
Essas são apenas algumas das competições clássicas no mundo dos eSports. Cada uma delas desempenhou um papel importante no crescimento e desenvolvimento da cena competitiva de jogos eletrônicos ao longo dos anos.
Momentos históricos nos eSports que tiveram um impacto significativo na indústria:
O International 2011:
A primeira edição do The International de "Dota 2" organizada pela Valve em 2011. O torneio tinha uma premiação total de 1 milhão de dólares, um valor sem precedentes na época, e ajudou a estabelecer "Dota 2" como um grande título nos eSports.
EVO Moment #37:
EVO Moment #37:
Em 2004, durante um torneio de "Street Fighter III: 3rd Strike" na EVO, ocorreu o famoso "EVO Moment #37", em que Daigo Umehara (também conhecido como "The Beast") realizou um parry perfeito contra vários golpes de Justin Wong, surpreendendo a comunidade de jogos de luta.
Para os desavisados "parry" signoficava "dar um toque" no direcional para frente, abrindo a defesa do lutador mas quê, por uma ridícula fração de segundos permitia com que interceptasse os ataques inimigos sem que houvesse perda alguma de life e de quebra pudesse revidar o ataque.
Pois bem, Daigo conseguiu disparar mais de 10 parrys mos chutes de Chun Li no formato especial e isto....sem um lâmina de gilete de vida restando ao seu lutado Ken Master. Por fim lançou um combo implacável e venceu a luta, algo só cabível a im cavaleiro de ouro do zodíaco e que provavelmente jamais se repetirá apesar de no ano de 2022 temos visto quase uma represe deste feito em um campeão de Stret Fighter 3Rd STryke aqui no Brasil.
League of Legends World Championship Season 3:
League of Legends World Championship Season 3:
A final da terceira temporada do campeonato mundial de "League of Legends" em 2013, realizada no Staples Center, Los Angeles, marcou um ponto crucial para os eSports, com um público ao vivo impressionante e milhões de espectadores online.
O "Cinderella Story" da Alliance no The International 2013:
O "Cinderella Story" da Alliance no The International 2013:
A equipe sueca Alliance surpreendeu o mundo dos eSports ao ganhar o The International de "Dota 2" em 2013, derrotando equipes favoritas e levando para casa uma premiação recorde de mais de 1,4 milhão de dólares.
Fnatic vs. LDLC no DreamHack Winter 2014:
Fnatic vs. LDLC no DreamHack Winter 2014:
Um dos momentos mais emocionantes do "Counter-Strike: Global Offensive", onde a Fnatic fez um retorno surpreendente contra a LDLC, vencendo o torneio e deixando a comunidade em choque.
Faker's "Zed Outplay" no Worlds 2013:
Faker's "Zed Outplay" no Worlds 2013:
Lee "Faker" Sang-hyeok, uma lenda no "League of Legends", realizou um incrível "outplay" com o campeão Zed durante o World Championship de 2013, solidificando seu status como um dos melhores jogadores do mundo.
ELEAGUE Major 2017:
ELEAGUE Major 2017:
A final entre Astralis e Virtus.pro no torneio "Counter-Strike: Global Offensive" ELEAGUE Major 2017 foi uma batalha épica e um dos momentos mais emocionantes na história do CS:GO.
OG's Back-to-Back The International Victories (2018 e 2019)**:
OG's Back-to-Back The International Victories (2018 e 2019)**:
A equipe de "Dota 2" OG fez história ao ganhar o The International em 2018 e repetir o feito em 2019, tornando-se a primeira equipe a conquistar o título em anos consecutivos.
primeira equipe a conquistar o título em anos consecutivos.
Estes são apenas alguns dos muitos momentos marcantes na história dos esportes eletrônicos.Cada um desses eventos contribuiu para o crescimento e a legitimidade dos eSports como uma forma de competição e entretenimento de classe mundial e, uma brincadeira para adultos haja vista as grandes possibilidades de sair milionário das competições.
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